Buscar
  • brunoabreu6

É possível controlar a ansiedade através da soroterapia? Descubra agora!


A soroterapia é uma terapia baseada em vitaminas, aminoácidos e minerais e que pode tratar diversas condições, incluindo a ansiedade. Feita de forma endovenosa, a técnica foi adotada por diversas celebridades como Madonna, Rihanna, Gwyneth Paltrow, Kim Kardashian e Demi Lovato para ampliar os cuidados com o corpo.


Chegando ao Brasil com mais força nos últimos anos, a soroterapia é uma técnica que garante uma rápida absorção dos nutrientes e resultados mais rápidos, auxiliando também em tratamentos de beleza.


Entretanto, lembre-se: tanto a recomendação para a soroterapia quanto a sua aplicação devem ser feitos com médicos e profissionais especializados para garantir a segurança do tratamento e seu melhor resultado.


A seguir, vamos conhecer melhor sobre a técnica.


O que é a soroterapia?


A soroterapia é uma terapia endovenosa baseada em soros compostos por vitaminas, minerais e aminoácidos. Ou seja, durante o procedimento que dura, em média, de 30 a 40 minutos, o paciente recebe, na veia ou no músculo, uma quantidade de substâncias que visam garantir o funcionamento correto do corpo.


Estes soros servem tanto para tratar condições existentes, como a artrite, quanto para melhorar o organismo, garantindo mais vitalidade, melhor eliminação de toxinas e auxílio contra insônia, ansiedade e etc. Para isso, é preciso que o profissional a realizar a técnica utilize a combinação correta para cada caso.


O tratamento tem origem nos Estados Unidos, onde é utilizado por diversos famosos. Em seu país original, a soroterapia é chamada de vitamin drip (gotejamento de vitaminas em tradução literal), sendo oferecida em clínicas especializadas, os drip bars. No Brasil, a soroterapia só pode ser realizada sob prescrição e supervisão médica, após o diagnóstico da condição que deve ser tratada.


Um dos grandes benefícios da soroterapia é a sua capacidade de atingir resultados mais rápidos e ultrapassar dificuldades de absorção dos nutrientes. Como o soro é injetado na veia ou de forma intramuscular, ele é muito mais rapidamente absorvido. Inclusive, esse é um dos motivos citados pelos famosos que utilizam a técnica, nos EUA.


Quem pode fazer soroterapia?


A soroterapia é uma técnica que pode beneficiar qualquer pessoa, desde que existam prescrição e acompanhamento médico. As recomendações fundamentais para a realização do tratamento injetável são:


  • Ter mais de 18 anos;

  • Estar com os exames em dia;

  • Ser acompanhado por um médico;

  • Realizar o tratamento com profissionais especializados.


A partir dessas recomendações, não existem efeitos colaterais para a técnica. Além disso, com esses requisitos, o resultado desejado é possível de ser alcançado em poucas sessões, conforme o planejamento do plano terapêutico, garantindo a satisfação do paciente e a melhora em seu quadro.


Quais são as substâncias utilizadas?


A soroterapia é uma técnica que pode tratar diversos tipos de condições, permitindo ao paciente uma melhora no seu organismo e na sua qualidade de vida. Para isso, são utilizados diferentes tipos de combinações de substâncias. Elas podem ser vitaminas, aminoácidos ou minerais que combinados resultam em um composto terapêutico.


Algumas das substâncias são:


Aminoácidos Essenciais e Não Essenciais

Suas funções ajudam a melhorar a imunidade, a reduzir a gordura, aumentar a massa muscular, melhorar o sono e prevenir condições como a sarcopenia.


Antioxidantes

Eles protegem as células de danos causados pelo estresse oxidativo, trazendo mais energia, bem-estar e controlando a homeostase do paciente.


Minerais

Elementos como o zinco, magnésio, selênio e cromo conseguem fortalecer pele, cabelos, unhas, agindo na melhora do humor e da imunidade também.


Vitaminas do complexo B (B1, B2, B12 e PQQ)

São substâncias que conseguem combater os radicais livres e aumentar a energia do paciente. A B12 somada à vitamina C também melhora a imunidade.


Quais condições a soroterapia pode tratar?


A soroterapia tem diversas indicações e aplicações para pacientes. É preciso ressaltar que ela, inclusive, pode tratar condições psíquicas também, ajudando no reequilíbrio corporal para garantir que o tratamento geral possa ser mais efetivo.


A terapia injetável tem resultados comprovados para as seguintes situações:


  • Aumento de massa muscular;

  • Fortalecimento de pele, cabelos e unhas;

  • Auxílio no processo de emagrecimento;

  • Tratamento de bulimia e anorexia;

  • Tratamento de acne;

  • Tratamento de pessoas com deficiência de vitaminas, colágeno e/ou outras substâncias;

  • Tratamento de depressão e/ou ansiedade;

  • Eliminação de toxinas corporais.


É importante ressaltar que, apesar desses benefícios, a soroterapia sozinha não traz o resultado perfeito para condições que envolvam outros fatores, como emagrecimento, distúrbios psicológicos e tratamentos de pele. É preciso uma abordagem completa para resolver as questões, envolvendo mudanças de hábitos e alimentação.


É possível controlar a ansiedade com a soroterapia?


Como já mencionado anteriormente, a soroterapia pode tratar condições psicológicas, incluindo a ansiedade. Isso se deve ao fato de que a presença de alguns tipos de vitaminas como a vitamina C e a vitamina D podem diminuir níveis de cortisol, hormônio do estresse, e aumentar os níveis de serotonina no sangue. Dessa forma, a ansiedade pode começar a ser controlada.


Entretanto, para o uso desta técnica em pacientes com transtorno de ansiedade generalizada, deve existir recomendação médica e outras abordagens terapêuticas em conjunto. Por exemplo, é preciso a realização de terapias, mudanças nos hábitos de vida, consultas com psicólogos e/ou psiquiatras e, em alguns casos, tratamentos medicamentosos.


Com essa abordagem envolvendo também a suplementação de vitaminas, estudos mostram que é possível ter um controle da ansiedade em pacientes de diferentes grupos.


Para realizar a soroterapia, procure um médico


No Brasil, a soroterapia só pode ser recomendada e realizada por médicos especializados. Isso ajuda a garantir o melhor resultado do procedimento, além de fornecer toda a segurança para todo e qualquer paciente.


O Instituto Gallassini é especializado em soroterapia, trazendo um excelente resultado para diversos pacientes. Entre em contato e agende uma consulta para saber mais!

.


Fonte:

de Oliveira IJ, de Souza VV, Motta V, Da-Silva SL. Effects of Oral Vitamin C Supplementation on Anxiety in Students: A Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Trial. Pak J Biol Sci. 2015 Jan;18(1):11-8. doi: 10.3923/pjbs.2015.11.18. PMID: 26353411.


Eid A, Khoja S, AlGhamdi S, Alsufiani H, Alzeben F, Alhejaili N, Tayeb HO, Tarazi FI. Vitamin D supplementation ameliorates severity of generalized anxiety disorder (GAD). Metab Brain Dis. 2019 Dec;34(6):1781-1786. doi: 10.1007/s11011-019-00486-1. Epub 2019 Sep 2. PMID: 31478182.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo