Buscar
  • brunoabreu6

Complexo de vitamina B: qual a sua importância para o corpo?


Vitamina B é, na verdade, um grupo de vitaminas distintas vitais para o ser humano. A sua importância para o corpo passa pelo metabolismo celular e pela manutenção da saúde em diversos sistemas como o digestivo e o nervoso. Devido à sua importância, pessoas com deficiência neste grupo vitamínico podem sofrer com anemia, feridas e cansaço.


As vitaminas do Complexo B são adquiridas pelo ser humano por meio da alimentação adequada, podendo ser suplementadas por via oral ou por terapia injetável, ficando a critério do médico responsável.


A seguir, vamos entender melhor o papel do Complexo B para o corpo humano.


O que são as Vitaminas do Complexo B?


As vitaminas do Complexo B, como a vitamina B1 e B2, são substâncias hidrossolúveis essenciais para o corpo humano. Elas fazem parte dos processos de metabolismo celular, ajudando na liberação de energia de forma direta ou indireta, e também no cuidado com os diversos sistemas do organismo.


Apesar da sua extrema importância, sendo caracterizadas como essenciais, elas não são produzidas pelo corpo humano, devendo ser adquiridas por meio da alimentação ou da suplementação. Normalmente, a maior parte dessas substâncias é encontrada nos mesmos alimentos.


Para garantir os níveis adequados das vitaminas do Complexo B no corpo, uma pessoa deve ingerir:


- Atum;

- Fígado;

- Leite;

- Ovos;

- Carne Branca (aves).


Conheça melhor as vitaminas do Complexo B


Como mencionamos anteriormente, não existe uma vitamina B e, sim, um complexo de vitaminas igualmente importantes. Elas são essenciais para o funcionamento correto do corpo. Leia abaixo para conhecer quais são:


Vitamina B1 ou Tiamina

A Tiamina é uma substância que tem sua atuação baseada no metabolismo de nutrientes, como gorduras, proteínas e carboidratos. Ela atua na prevenção das células nervosas, na preservação da saúde do fígado e tendo também função antioxidante.


Ela pode ser encontrada em carnes bovina, suína e de aves, peixes, grãos integrais, iogurte e muitos outros alimentos.


Vitamina B2 ou Riboflavina

Também fundamental para o metabolismo, ela estimula a produção sanguínea. Suas funções ainda contém a prevenção da saúde dos olhos, pele e boca, somadas à prevenção contra doenças, como o câncer.


Ela pode ser encontrada na couve, no brócolis, nas ervilhas, repolho, semente de girassol e nos laticínios.


Vitamina B3 ou Niacina

A vitamina consegue melhorar a circulação do sangue no organismo e os níveis de colesterol, contribuindo para o controle do diabetes. Além disso, ela contribui para o cuidado em pacientes com artrite e a prevenção de doenças, como o Alzheimer.


Vitamina B5 ou Ácido Pantotênico

A vitamina é fundamental para a saúde do corpo, ajudando no equilíbrio do colesterol e controle da pressão arterial. Além disso, ela consegue combater também o estresse e transtornos psíquicos.


Vitamina B6 ou Piridoxina

A Piridoxina é uma vitamina essencial para o controle dos efeitos da artrite reumatoide, da TPM, prevenção de doenças, tratamento de transtornos psíquicos, melhora de sistema imunológico e fornecimento de energia.


Ela pode ser encontrada em leite, ovos, batata, banana, aveia, abacate, cereais e nozes.


Vitamina B7 ou Biotina

A Biotina tem efeitos positivos para a manutenção da saúde em cabelos, pele, unhas e manutenção do metabolismo.


Ela pode ser encontrada no arroz, amendoim, farelo de aveia, nozes, ovo e fígado.


Vitamina B9 ou Ácido fólico

Mais conhecida pelo segundo nome, a vitamina B9 ajuda no desenvolvimento do feto durante a gravidez, sendo normalmente recomendada como suplemento por alguns ginecologistas e obstetras. Além disso, ela beneficia a saúde do cérebro e coração, contribuindo para a imunidade e prevenção do câncer.


Vitamina B12 ou Cobalamina

Uma das vitaminas mais importantes do complexo B e também uma das que apresenta mais deficiências, a cobalamina é fundamental para a formação de hemácias (as células vermelhas do sangue que transportam o oxigênio). Sua deficiência pode chegar a 20% da população após os 60 anos.


É encontrada em produtos de origem animal principalmente. Em dietas veganas ou vegetarianas, pode ser necessária a sua suplementação.


Quais são os problemas das deficiências de Vitamina B?


As Vitaminas do Complexo B, como vimos acima, são fundamentais para diversos sistemas corporais, garantindo energia para o organismo, prevenindo doenças, combatendo radicais livres e mantendo as funções dos órgãos em estado normal. Sem elas, o corpo fica suscetível ao aparecimento de diversas condições.


Alguns indicativos que o corpo pode estar em situação de deficiência são:


- Cansaço

- Inflamações na pele

- Dores de Cabeça

- Tonturas

- Formigamentos, principalmente no pé

- Alergias na Pele

- Anemia

- Sintomas gastrointestinais (gases e diarreia)

- Ansiedade e depressão

- Falta de concentração

- Inchaço


No caso de um ou mais sintomas aparecerem, um médico deve ser consultado para a realização de exames para a identificação das causas do problema. Com isso, é possível saber qual a solução a ser adotada.


Como é possível tratar a deficiência em vitamina B?


As vitaminas do complexo B são um grupo de vitaminas essenciais para o funcionamento do corpo humano. Para a sua absorção ideal, a melhor fonte delas é a alimentação adequada e variada com alimentos de origem animal e vegetal como iogurte, carnes, grãos integrais e vegetais verde-escuros.


Porém, no caso de problemas para conseguir essas vitaminas ou falhas na absorção das mesmas, é possível o uso de suplementos vitamínicos sob orientação médica.


Uma alternativa possível também para a suplementação e garantia de absorção pelo organismo é a soroterapia, terapia por meio de um composto injetável. Muito benéfica para o corpo, a terapia garante uma absorção mais fácil de nutrientes e resultados mais rápidos para o tratamento de deficiências.


Não deixe de lado a importância do Complexo B para o corpo


A alimentação adequada é um dos principais fatores na manutenção da saúde. Ela garante mais do que apenas um corpo esteticamente bonito, é ela que faz o aporte correto dos nutrientes fundamentais para o bom funcionamento dos diversos sistemas que compõem o nosso organismo.


No caso das Vitaminas do Complexo B, não é diferente. Com uma alimentação regrada e planejada, todas as necessidades do corpo são preenchidas, garantindo o equilíbrio corporal e a prevenção de doenças.


Porém, para o caso de problemas na absorção correta de nutrientes, o mais importante é contar com profissionais especializados e com experiência no tratamento desses distúrbios. No Instituto Gallassini, você conta com profissionais prontos para o seu tratamento e para garantir a melhor qualidade de vida para você.


Entre em contato e agende uma consulta de avaliação.


Fonte:

Kennedy DO. B Vitamins and the Brain: Mechanisms, Dose and Efficacy--A Review. Nutrients. 2016;8(2):68. Published 2016 Jan 27. doi:10.3390/nu8020068


Young LM, Pipingas A, White DJ, Gauci S, Scholey A. A Systematic Review and Meta-Analysis of B Vitamin Supplementation on Depressive Symptoms, Anxiety, and Stress: Effects on Healthy and 'At-Risk' Individuals. Nutrients. 2019;11(9):2232. Published 2019 Sep 16. doi:10.3390/nu11092232


Lindsay H Allen, How common is vitamin B-12 deficiency?, The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 89, Issue 2, February 2009, Pages 693S–696S, https://doi.org/10.3945/ajcn.2008.26947A

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo