Buscar
  • brunoabreu6

Entenda os sinais que o seu corpo dá quando ele está inflamado!


A inflamação é um processo sistêmico do corpo que indica que algo está errado e, para alertar, o corpo dá sinais quando está inflamado. Esses sinais podem variar de acordo com o tipo de causa da inflamação, assim como o período no qual ele vai permanecer nesse estado.


O seu corpo vai estar inflamado quando estiver combatendo bactérias, vírus e, até mesmo, lesões causadas por traumas. Nestes acontecimentos, o objetivo do organismo é retornar para o seu estado inicial, sem doenças ou anormalidades presentes nas estruturas.


Essas inflamações que aparecem podem ser causadoras de doenças no futuro como artrite e câncer.


A seguir, vamos discutir mais sobre a inflamação e o que ela causa no organismo.


Saiba o que é a inflamação


Quando existe uma situação identificada como danosa ao organismo, acontece uma resposta natural para combatê-la. Este processo completamente natural do corpo humano se chama inflamação e pode acontecer em diversas partes do corpo, mesmo quando o fator inicial for localizado como, por exemplo, uma lesão na perna.


O corpo humano inicia esse processo de defesa para combater:


- Infecções causadas por bactérias, vírus, parasitas e protozoários;

- Lesões traumáticas;

- Lesões por radiação;

- Lesões causadas por fatores térmicos;

- Alimentação de certos alimentos;

- Doenças crônicas como lúpus;

- Infecções agudas como bronquite ou cistite.


Assim que ocorrem estes fatores, o organismo humano inicia o processo de combate e volta à normalidade, eliminando a lesão ou o agente causador da infecção. No caso da falha na eliminação do agente infeccioso ou irritante, o corpo pode sofrer do processo da inflamação crônica.


As diferenças entre a inflamação aguda e a inflamação crônica, separadas pelo período de sintomas e quanto tempo ela leva para iniciar, são:


Inflamação Aguda

Neste caso, o organismo demonstra sintomas rápidos e que duram, normalmente, pouco tempo. É o tipo de inflamação que é uma resposta a doenças infecciosas e lesões, buscando proteger o corpo e recuperar os tecidos.


Inflamação Crônica

Com sintomas que demoram a aparecer e também a desaparecer, ela está associada a processos mais graves como artrite, por exemplo. Muitas vezes, apenas no diagnóstico de um profissional é possível perceber a inflamação crônica.


O que é a Inflamação Crônica?


Enquanto a inflamação aguda é uma resposta normal do corpo contra agentes infecciosos e lesões, durando pouco tempo, a inflamação crônica é um processo diferente que pode causar lesões internas e afetar as estruturas do organismo. Nestes casos, pode haver a degeneração de diversas partes do corpo sem que a pessoa repare que está passando por uma inflamação.


Essa condição também é chamada de inflamação crônica subclínica. Ou seja, é uma inflamação que pode passar um tempo sem ser identificada, devido aos seus sinais não serem reconhecidos em exames clínicos ou laboratoriais.


Se ela acontece por muito tempo sem ser identificada, é possível que existam problemas para o organismo, levando a doenças como o câncer, o diabetes, AVC, Alzheimer, doenças cardiovasculares, entre outras.


Entenda os sinais que o corpo dá quando está inflamado!


Pelos motivos mencionados anteriormente, é muito importante que pacientes e médicos fiquem atentos aos sinais que o corpo dá. Eles podem passar despercebidos inicialmente, mas se acontecem frequentemente, não é difícil reparar neles.


Desta forma, fique atento caso sofra com os seguintes quadros por um tempo prolongado:


- Constipação, diarreia e outros problemas gastrointestinais

- Cansaço (fadiga) excessiva ou por períodos prolongados

- Excesso de vontade de alimentação calórica como doces, frituras e demais gorduras

- Acne

- Depressão, Ansiedade e transtornos de humor

- Perda ou ganho de peso rápido e acentuado

- Infecções frequentes

- Dor no corpo sem causa aparente


Todos estes são sinais da inflamação crônica e, por vezes, são confundidos com outras condições, sendo deixados de lado sem serem diagnosticados e tratados.


Como tratar a inflamação corporal?


Para tratar a inflamação, o primeiro passo é descobrir o que está causando a mesma e o porquê ela não é identificada por meio de exames. Sabendo isso, profissionais podem planejar o tratamento correto para reverter o quadro e preservar o organismo inflamado.


Apesar de cada caso ser diferente, a maioria se beneficia de mudanças no comportamento e nos hábitos, somados a tratamentos medicamentosos e métodos terapêuticos diversos. Algumas medidas que podem ser tomadas são:


Mudança na alimentação

Inserir alimentos com antioxidantes e retirar alimentos causadores de inflamação corporal é uma medida que beneficia não só pacientes com inflamação crônica, como os com inflamações agudas. O cuidado com glúten, açúcar e carne vermelha se mostra fundamental. Da mesma forma, a ingestão de alimentos com vitamina D e vitamina C é importante para o tratamento.


Dietas low-carb (poucos carboidratos) também podem ser benéficas em casos de doenças crônicas.


Exercícios físicos

Aliados fundamentais da dieta na manutenção da saúde corporal, as atividades físicas podem reduzir as moléculas inflamatórias e ajuda o corpo no controle da inflamação. Além disso, combinando dieta e exercício, afasta-se o risco de obesidade e problemas que a mesma traz, como problemas cardiovasculares.


Tratamento medicamentoso e com suplementos

Sob orientação médica e com cuidado, é possível o uso de remédios anti-inflamatórios de origem esteroidal ou não. Suplementos de plantas como gengibre, podem ter efeito positivo também.


Soroterapia

Com o uso das substâncias corretas, a soroterapia pode ser uma aliada no combate à inflamação crônica. Se deseja saber mais sobre a soroterapia, clique aqui (inserir link blog soroterapia).


Não ignore os sinais que o seu corpo dá!


O corpo humano, na maioria dos casos, dá sinais de que algo não está ocorrendo da forma correta. Sejam febres, dores ou sintomas gastrointestinais, é comum que esses avisos sejam dados para que saibamos que o organismo está sendo atacado por um agente infeccioso ou irritante.


Porém, por vezes, esses sintomas não são reconhecidos ou são ignorados, levando a um quadro crônico infeccioso que pode trazer problemas de longo prazo para os pacientes. Por isso, é fundamental saber o que está acontecendo e ter o acompanhamento de profissionais qualificados.


No Instituto Gallassini, nossos profissionais estão sempre disponíveis para atender, com a experiência de quem está há anos cuidando da saúde de centenas de pessoas. Entre em contato conosco para conhecer nossas terapias e para cuidar da sua saúde. Agende agora uma consulta de avaliação.


Pahwa R, Goyal A, Bansal P, et al. Chronic Inflammation. [Updated 2021 Sep 28]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK493173/

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo