Buscar
  • brunoabreu6

Riscos sobre a Toxina botulínica que ninguém te conta

Todo procedimento estético tem seus riscos. Não é demagogia afirmar isso, afinal nós, profissionais da saúde, vemos diversas vezes ao longo da nossa prática o acontecimento desses problemas. Falando de botox, existem riscos da toxina botulínica que ninguém te conta e você precisa saber antes de decidir pela aplicação.


Não significa, entretanto, que os riscos sejam graves ou atrapalhem a vida de uma pessoa, porém devem ser analisados com calma e pesados na balança. Além disso, a preparação completa para o procedimento e a escolha de profissionais qualificados e experientes pode mitigar a chance desses riscos.


A seguir, vamos explicar mais sobre a toxina botulínica e os riscos envolvidos na sua aplicação.


Saiba mais sobre o que é a toxina botulínica


Um dos principais e mais conhecidos métodos de cuidados com marcas na pele, a aplicação de toxina botulínica é uma realidade na medicina estética há, pelo menos, 30 anos. Mais conhecido pelo nome comercial Botox, a terapia paralisa os músculos faciais, diminuindo a progressão das rugas e linhas de expressão, além de conseguir trazer um aspecto mais jovem e natural para o paciente.


Ao contrário do que muitas pessoas leigas pensam, o botox tem resultados naturais e não é definitivo, durando cerca de seis meses a um ano, dependendo dos hábitos de cada pessoa. Ele pode ser reaplicado várias vezes sem perder o efeito, porém a pele envelhece naturalmente, o que pode fazer com que a aplicação não resolva todas as rugas.


Por outro lado, a toxina botulínica pode ser aplicada de forma preventiva, o que impede a formação das rugas e linhas de expressão durante o processo de envelhecimento.


Além dos usos estéticos, a toxina botulínica também é estudada para o tratamento de uma série de condições como:


  • Incontinência urinária.

  • Bruxismo;

  • Enxaqueca;

  • Depressão;

  • Hiperidrose;

  • Tratamento com liberação miofascial, entre outras utilidades.


Saiba o que o botox trata


Dentro da estética, a aplicação de toxina botulínica vai tratar marcas na pele relacionadas ao envelhecimento do corpo humano. Ou seja, o botox vai corrigir e prevenir o aparecimento de rugas dinâmicas e linhas de expressão, problemas que começam a aparecer frequentemente com a queda da produção de colágeno após os 30 anos.


As principais marcas do envelhecimento na pele humana são:


Rugas

Linhas profundas, também chamadas de sulco, que costumam aparecer após os 30 anos. Sua origem está ligada à genética e à queda na produção de colágeno, que tira elasticidade da pele. Seus locais mais frequentes são os olhos, testa e pescoço.


Linhas de expressão

Marcas relacionadas a comportamentos repetitivos que podem aparecer também devido a problemas de elasticidade na pele. Elas costumam surgir a partir dos 20 anos, sendo mais presentes na boca, na área do buço, testa e sobrancelhas.


Para o tratamento dessas marcas, é possível aplicar o botox desde os 20 anos de idade, prevenindo o aparecimento e a piora de condições ligadas à genética.


Riscos sobre a Toxina botulínica que ninguém te conta


Qualquer procedimento médico tem riscos, infelizmente. Eles podem ser motivados por muitas coisas como a falta de preparo profissional, falta de condições adequadas ou reações alérgicas do próprio paciente. Na maior parte dos casos, os efeitos colaterais podem ser diminuídos com análises do histórico do paciente, exames e a escolha por profissionais qualificados. Porém, existem problemas que podem acontecer.


No caso da toxina botulínica, podem acontecer diversos problemas como:


Reação alérgica

Como uma substância estranha ao corpo, é possível que algumas pessoas tenham uma reação ao produto. Isso pode ser tratado com remédios anti-inflamatórios na maior parte dos casos, mas, se não for possível, é preciso atendimento médico.


Sintomas comuns das reações são:

  • Cefaleia;

  • Olho seco;

  • Fraqueza;

  • Boca torta;

  • Pálpebra caída;

  • Dificuldade para engolir;

  • Rinite.


Porém, em alguns casos dependendo de onde for realizada a aplicação, é possível reações mais severas que causem falta de ar.


Profissionais não qualificados

Um outro ponto muito importante para ter um procedimento seguro e resultados excelentes, é escolher bem a clínica e o profissional que irá realizar o procedimento. A experiência e a formação contam muito nesta hora, afinal erros podem acontecer e o resultado ser desastroso.


Para tratamentos médicos, procure profissionais especializados, como os do Instituto Gallassini.


A clínica também gostaria de ressaltar para que todos os pacientes evitem soluções milagrosas, genéricas ou que ofereçam muito por baixo custo. Por exemplo, no Brasil já existe o botox pirata que pode trazer muitos problemas. Saiba mais clicando aqui. https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/02/13/botox-pirata-proibido-no-brasil-e-utilizado-por-clinicas-esteticas-tem-origem-misteriosa.ghtml


Para o seu tratamento estético, conheça o Instituto Gallassini


Não importa o seu objetivo com seu rosto e com o seu corpo, o Instituto Gallassini está pronto para ajudar. Aqui, você encontra as terapias necessárias para ter uma pele sempre jovem, macia e sem marcas, com a elasticidade necessária para você.


Possuímos diversos profissionais especializados em procedimentos como a aplicação de toxina botulínica, preenchimento facial, harmonização facial, bioplastia de glúteos, bioestimulação de colágeno, entre outros.


Então, não deixe de conferir os demais procedimentos da nossa clínica e apostar em quem já está há uma década mudando a vida das pessoas.


Entre em contato e agende uma consulta.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo