Buscar
  • brunoabreu6

Ritmo circadiano: entenda o que é e como ele interfere na sua vida


Você já ouviu falar em ritmo circadiano? Sabe o que ele é e como ele pode interferir na sua vida?


Neste texto, explicarei essa questão que, apesar de muito importante, ainda precisa ser colocada claramente para que todos saibam como a rotina do nosso corpo é fundamental para a nossa saúde e que nós podemos ficar ainda mais saudáveis se entendermos mais sobre ela.


O que é o ritmo circadiano?


Ritmo circadiano, também chamado de ciclo circadiano, é o processo no qual o nosso corpo regula suas atividades diárias, cumprindo o que deve acontecer durante o dia e durante a noite. Ou seja, o ritmo circadiano controla tudo que envolva os períodos do nosso corpo: os momentos ideais para acordar, para dormir, para sentir fome, estar ativo, entre muitos mais processos fisiológicos.


O corpo humano funciona durante o período de 24 horas do dia, sendo completamente adaptado. Apesar de variações entre cada ser humano, o comum é que os organismos estejam adaptados para uma vida diurna com 16 horas de estado de vigília e 8 horas de repouso.


As variações de pessoa para pessoa podem alterar um pouco a dinâmica da vida, trazendo uma preferência genética, determinada por cronotipos, por realizar atividades mais cedo ou pela noite. É importante saber como o seu corpo se comporta neste sentido e, para isso, conte com auxílio médico.

Qual a importância do ritmo circadiano para o corpo humano?


Como já mencionado, o ritmo circadiano é o ciclo de processos fisiológicos que dura um dia e acontece em nosso corpo. Nele, acontecem as liberações hormonais e a determinação do que o nossos órgãos precisam fazer em cada hora do dia. É possível dizer que o ritmo circadiano está próximo do conceito que chamamos de "relógio biológico", afinal ele também marca os períodos do dia onde cada atividade deveria acontecer.


Por exemplo, esse ciclo garante a liberação de hormônios para induzir o sono quando começa a escurecer e também os que nos ajudam a acordar e nos manter alertas pela manhã. Isso atua, inclusive, no humor de uma pessoa, nas sensações que ela possui como o cansaço, o humor e a fome.


Além de marcar os períodos do dia, o ritmo circadiano também influencia aspectos fundamentais como nossa pressão arterial, nosso apetite, temperatura corporal e também o nosso metabolismo.


Tudo isso leva à conclusão que um ciclo desregulado pode influenciar não só na qualidade do sono e nos comportamentos diários, como também pode causar problemas sistêmicos e favorecer o acúmulo de gordura e ganho de peso.


Como o ritmo circadiano funciona?


O ciclo circadiano faz a regulação interna e natural dos processos fisiológicos do corpo humano, garantindo que possamos estar despertos, com fome e que também façamos o nosso repouso quando as luzes diminuírem. O processo é muito importante e se mostra também em diversos outros animais.


Durante o seu período, o ritmo circadiano atua:


Noite

Pela noite, existe a diminuição da pressão sanguínea e da temperatura corporal, assim como a diminuição do funcionamento do intestino. Com a diminuição da iluminação, também começa a secreção da melatonina para induzir a sonolência.


Manhã

Ainda durante o sono a liberação de melatonina é interrompida e começa a ser secretado o cortisol que causa um estado de alerta, aumentando também a pressão sanguínea e o estímulo dos movimentos intestinais.


Tarde

Durante a tarde, o corpo está no funcionamento ideal, tendo as melhores reações e as melhores performances.


Como o próprio nome diz, o ritmo circadiano é um ciclo que se repete. Após o estado de alerta, o corpo começa a se preparar para o repouso no início da noite para poder descansar. Quando o ciclo é atrapalhado por um ou mais fatores, acontecem os distúrbios que podem afetar de forma significativa a saúde das pessoas. Entre os principais estão:

  • Distúrbios do sono;

  • Disritmia circadiana;

  • Transtornos do humor;

  • Transtornos de trabalho;


Como manter o funcionamento adequado do ritmo circadiano?


O corpo humano necessita de rotina para seu funcionamento adequado e isso não apenas para a parte mental, como para o organismo. Seguir certas regras e parâmetros para manter o funcionamento adequado do ritmo circadiano é fundamental para uma vida saudável. Por isso, fique atento às seguintes dicas:


  • Mantenha uma rotina para as refeições principais, especialmente o almoço;

  • Acorde cedo e num horário constante;

  • Não durma muito tarde e sempre realize a higiene do sono;

  • Evite o consumo de álcool em excesso;

  • Após as 16h, não consuma cafeína;

  • Tome sol todos os dias, se possível;

  • Mantenha a iluminação natural ou artificial durante o dia;

  • Evite as luzes artificiais pela noite;

  • Não coma alimentos gordurosos e açúcar;

  • Faça exercícios físicos antes do meio-dia.


Seguindo estes conselhos, a manutenção do ritmo circadiano será possível e evitará os problemas que ele pode acarretar. Se você precisa de ajuda para regular a sua rotina, entre em contato e agende uma consulta.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo